Bolos de Merengue

Queremos mostrar para você como pode fazer merengues facilmente, e com isso criar um bolo absolutamente gostoso e bonito. No fim temos uma receita que vai deixar você com vontade de por as mãos a mexer. Aprenda ainda hoje a ter bolos de merengue irresistíveis.

Como fazer merengues

Alguns bolos clássicos, baseiam-se em merengue e por isso são chamados bolos de merengue. Este faz-se com claras batidas e açúcar em pó, cozido em lume muito brando até ficar duro e seco, mas ainda quase branco. O merengue simples conserva-se até 2 meses, permitindo-lhe fazer um bolo em minutos. Lembre-se que é importante usar um batedor de varas.

Merengues simples

Dá 10 merengues individuais

Ingredientes

  • 2 claras
  • 1 pitada de cremor tártaro
  • 125 g de açúcar refinado e peneirado
  • 150 ml de natas a 45%
  • Morangos para enfeitar

Modo de Preparação

  1. Deite as claras numa tigela grande e bata lentamente até ficarem espessas e espumosas. Acrescente o cremor tártaro e bata mais depressa até castelo firme.
  2. Gradualmente, junte metade do açúcar até a mistura ficar brilhante e em castelo firme. Peneire para dentro o açúcar restante e envolva-o delicadamente. (Se quiser um merengue mais duro, para deitar no saco de pasteleiro, bata o resto do açúcar, deitando-o aos poucos.)
  3. Aqueça o forno a 120°C. Deite 10 grandes colheradas em folhas de «papel de forno» forradas com papel de silicone e a intervalos de 2 cm. Coza 50 a 60 minutos até os merengues ficarem rígidos e secos, desligue o forno e deixe-os arrefecer completamente. Bata as natas até endurecerem e use-as para unir os merengues dois a dois.

Use saco de confeiteiro

Com um saco de pasteleiro e um bico simples de 1 cm, faça rodelas espiraladas numa folha de «papel de forno» forrada. A parte de baixo dos merengues prontos deve soar a oco se lhe bater com um dedo.

Bolos de Merengue: Receita de Bolo Vacherin de framboesas e morangos

Ingredientes

  • 4 porções da receita de merengue simples
  • Açúcar granulado
  • Recheio
  • 180 g de framboesas esmagadas, misturadas com 30 g de açúcar refinado
  • 180 g de morangos em polpa, misturados com 30 g de açúcar refinado
  • 1,25 l. de natas a 45%, batidas com 30 g de açúcar pile moído e 6 c. de sopa de Grand Marnier para enfeitar

Modo de Preparação

  1. Preaqueça o forno a 110°C. Marque círculos de 22 cm em 3 folhas de «papel de forno». Espalhe metade do merengue nesses círculos. Esprema estrelas em volta, com um bico de 1 cm, e no disco de cima faça uma fila dupla de estrelas.
  2. Salpique o merengue com açúcar, coza-o 21h a 3horas até ficar estaladiço e seco. Deixe no forno até arrefecer.
  3. Misture 1/3 das natas nas framboesas e mais 1/3 nos morangos. Recheie os discos de merengue com estes dois cremes, pondo no topo o círculo mais decorado.

Bolos de Merengue

Gostou? Participe!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *