Ingredientes e Técnicas

Para cozer no forno, é importante usar os ingredientes exatos da receita. Empregue os melhores que houver e não guarde por muito tempo os ingredientes secos, porque se estragam depressa. Se seguir estas técnicas não terá dificuldade em fazer um bolo bem gostoso.

Ingredientes e Técnicas

Peneirar Farinha

Com um passador fino peneire duas vezes a farinha. Assim areja-a e melhora a textura do bolo. Peneire novamente os outros ingredientes secos para a mistura ser uniforme.

Separe as gemas e claras

Parta a casca no rebordo de uma tigela. Separe as duas metades e deite a gema de uma metade para a outra, sem a desfazer, deixando a clara cair na tigela.

Raspe casca de frutos

A casca de limão, laranja ou lima é usado para dar sabor aos bolos. Pegue num fruto limpo e sem «verniz» e esfregue-o no lado mais fino de um ralador, mas cuidado para não remover polpa branca e amarga que está por baixo. Se quiser tiras longas para decorar, use um descascador de citrinos.

Calda de açúcar

Derreta 500g de açúcar em 150 ml de água e misture-lhes uma pitada de cremor tártaro com uma colher de chá de água. Deixe levantar fervura e retire do lume. Se quiser mais espessura, deixe ferver até chegar aos 115°C; se quiser caramelo, ferva até aos 173°C.

Bata natas

Deite as natas geladas numa tigela e, com as varas, bata-as até ficarem em castelo. Se quiser deitar a nata com um saco de pasteleiro, continue a bater até obter castelo firme, mas não bata de mais ou a nata coalhará.

Dissolva gelatina

A gelatina deve ser amolecida em água fria e depois dissolvida ao calor, antes de ser utilizada. Deixe arrefecer antes de a deitar numa mistura, para não ficar em fios. Use uma colher de chá de gelatina em pó para uma colher de sopa de líquido.

  • Deite a gelatina em pó em água fria e deixe repousar 5 minutos.
  • Meta a tigela em água quente até o liquido estar transparente e deixe esfriar.

Torre de Avelãs

As avelãs dão aos bolos um sabor fantástico, mas a pele é difícil de tirar. Primeiro, têm de se torrar e depois esfregar com um pano.

  • Torre-as num papel para forno de gás a 180°C, 4 a 5 minutos, até as peles estarem acastanhadas e se soltarem.
  • Deite as avelãs num pano de cozinha, e dobre-o e esfregue-as com cuidado, para lhes tirar as peles. Deixe arrefecer.

Verifique a cozedura

Os bolos esponjosos deviam crescer bastante, dourar e começar a encolher a partir dos lados. Quando se carrega devagarinho, com cuidado, o meio deverá voltar ao seu lugar. Verifique os bolos espetando-lhes no meio um espeto fino. Se estiver pronto, ele sairá limpo. Caso contrário, coze mais cinco minutos.

Vire e deixe esfriar

Deixe o bolo repousar 5 minutos na forma, introduza-lhe uma espátula a toda a volta e vire-o sobre uma rede de arame. Se a forma tiver ganchos, solte-os e tire os lados. Para soltar um fundo amovível, vire o bolo sobre uma rede de arame e meta uma espátula entre o fundo e o bolo. Tire o papel com muito cuidado e deixe arrefecer.

Se não está pensado fazer bolos de casamento estas dicas servem de uma maneira geral para qualquer tipo de bolo que fosse esteja fazendo.  Para fazer uma aprendizagem completa veja a nossa matéria sobre formas de bolos e utensílios.

Gostou? Participe!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *