Formas de Bolos

Esse artigo é sobre as mais variadas formas de bolos e como pode preparar a forma para confeccionar e confeitar o bolo sem problemas.

Como preparar formas de bolos redondas

Prepare uma forma de bolo para evitar que este se pegue e facilitar a sua remoção. Primeiro, barre-a com gordura e forra-se com papel de silicone. Os bolos de fruta muito suculentos precisam ainda de mais proteção.

  1. Pincele uniformemente o interior da forma com manteiga derretida. Corte uma tira de papel com 5 cm a mais do tamanho da parte lateral, para que se sobreponha nas extremidades.
  2. Dobre uma tira comprida de papel, a 2,5 cm dos rebordos, e vinque-a Desdobre e faça cortes em viés, a intervalos de 2,5 cm na aresta maior, até à marca do vinco. Coloque cuidadosamente a tira de papel na forma e sobreponha as extremidades.
  3. Ponha a forma em cima do papel e desenhe um círculo com um lápis. Corte o círculo pelo lado de dentro do traço. Ponha a tira de papel comprida na forma, com o lado cortado para baixo, de modo que a aresta vincada fique no fundo. Carregue no papel, no fundo e lados da forma.
  4. Ponha o círculo de papel no fundo da forma, alisando-o para que a aresta da tira com cortes fique para baixo, sem fazer rugas. Certifique-se de que a parte sobreposta da tira está direita. Se usou papel vegetal, torne a pincelar com manteiga derretida.

formas de bolos - como forrar

Formas de qualidade

Compre as melhores formas. As de metal fino — que são um fraco investimento — deixam queimar o fundo dos bolos e até impedem que cresçam.

Tamanho da forma

Use a forma do tamanho indicado. Veja se a altura está certa. Se a forma for muito funda, o bolo não crescerá bem; se for muito baixa, a massa transbordará.

Formas de feitios invulgares

Não podem ser forradas com papel. Barre-as duplamente com manteiga, polvilhe-as com farinha e sacuda o excesso.

Como preparar uma forma retangular

As formas quadradas ou rectangulares devem ser forradas para que o bolo seja desenformado sem problemas.

  1. Ponha a forma em cima de uma folha de papel e desenhe-lhe o formato com um lápis. Vinque-a ao longo dos rebordos do papel. Dos lados mais compridos, corte pelos vincos das linhas do lápis.
  2. Barre a forma. Dobre os lados do retângulo de papel e ponha-o na forma, escondendo as dobras por trás dos lados mais compridos. Aconchegue bem.

Como Forrar uma Forma Duplamente

As misturas suculentas que necessitem de uma cozedura longa e lenta devem ter duas camadas de papel no fundo, que as protejam do calor. Para os bolos de fruta pesados e que estão muito tempo no forno, também é aconselhável enrolar papel espesso no exterior da forma.

  1. Dobre em 4 um quadrado de papel e a seguir ao meio, em triângulos. Com o vértice no centro, corte-o ao nível do rebordo.
  2. Corte outro círculo da mesma forma. Corte uma tira mais longa e mais funda do que os lados da forma. Barre-a e coloque o círculo no fundo. Barre o papel.
  3. Dobre a tira, corte-a e aconchegue-a para que a beira dobrada ultrapasse o fundo. Ponha o segundo círculo no fundo, para segurar a sobreposição. Unte.

Proteção adicional

Forre a forma como em cima. Doble uma folha de papel pardo numa tira com a mesma altura da forma e mais comprida do que a sua circunferência. Enrole-a em torno da parte lateral e prenda-a com um cordel. Coloque a forma sobre uma baking sheet forrada com papel pardo.

Por fim, diga-nos quais as formas de bolos que costuma utilizar mais nos bolos que faz.

Gostou? Participe!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *