Bolos Cremosos

Os bolos cremosos são do tipo esponjosos e amanteigados e pertencem a uma variedade de bolos com muitas ramificações. A textura deste bolo é húmida e ligeiramente compacta. Sirva-se de uma tigela grande e de um misturador elétrico manual, se puder, para incorporar muito ar enquanto bate. Os tipos mais conhecidos destes bolos são servidos com compota e natas e ligeiramente polvilhada com açúcar em pó.

Método Básico

Para obter a textura ideal, a manteiga, o açúcar e os ovos devem ser vigorosamente misturados, para «arejar». Se usar uma colher de pau, precisará de paciência e de um braço forte.

  • Bata a manteiga 1 ou 2 minutos até estar macia e cremosa. Acrescente o açúcar e continue a bater 3 a 5 minutos, até o creme ficar pálido e fofo.
  • Acrescente os ovos um a um, batendo-os sempre bem. A mistura ficará mais fina e depois grossa até ao ovo seguinte.
  • Se coalhar ao deitar os ovos, ficará menos «arejada». Para o evitar, peneire para a tigela uma colher de sopa de farinha ao acrescentar os últimos 2 ovos.

Acrescente farinha peneirada

Quando acrescentar a farinha, faça-o muito levemente, o que ajudará a conservar o ar que dá ao bolo a textura delicada. Peneire a farinha 2 vezes, depois envolva-a com uma colher de metal. Mexer ou bater tira-lhe o ar.

Bata claras

Se bater claras para deitar na mistura de um bolo, veja se não ficam muito duras — não se envolverão uniformemente, e o bolo parecerá não ter unidade. Use sempre uma tigela impecavelmente limpa, além de uma batedeira de varas ou eléctrica. Bata devagar até fazer bolhas, depois acelere — mas sempre com cuidado.

Antes de começar, veja se tudo está à temperatura ambiente e se o forno já foi aquecido como a receita diz. Não abra a porta do forno até meio do tempo de cozedura.

Método de mistura simples

E simples porque associa tudo: os ovos, o açúcar, a manteiga e a farinha. Mas todos os ingredientes devem estar à temperatura ambiente: bata-os numa grande tigela, até se misturarem e terem um aspecto macio, espesso e cremoso.

Passemos então ao que interessa: receitas de bolos cremosos.

Receita de Bolos Cremosos: Bolo de Libra

Ingredientes

  • 125 g de farinha
  • 125 g de fécula de batata
  • 1 c. chá de fermento
  • 250 g de manteiga
  • 250 g de açúcar refinado
  • Sementes de baunilha
  • 4 ovos grandes (tamanho 1)
  • 1 c. chá de raspa de limão
  • 1 c. sopa de leite
  • Açúcar em pó para decorar

Modo de Preparação

  1. Preaqueça o forno a 180°Cº. Barre duas vezes uma forma Gugelhupf de 1,5 litro com manteiga derretida e polvilhe-a com farinha.
  2. Peneire a farinha com fécula e o fermento juntos. Bata a manteiga, o açúcar e as sementes de baunilha até obter um creme pálido e fofo. Junte e bata os ovos um a um, acrescentando um pouco de farinha se começar a talhar. Acrescente e bata a raspa do limão.
  3. Gradualmente bata a farinha até ficar uma massa uniforme. Misture o leite. Deite na forma e alise. Coza no forno cerca de 1 hora ou até um palito sair limpo.
  4. Solte o bolo dos lados com uma faca de lâmina arredondada. Deixe repousar 10 minutos.
  5. Vire o bolo sobre uma rede de arame, até esfriar. Antes de servir, polvilhe com açúcar em pó peneirado.

O bolo de libra faz-se facilmente pelo método básico explicado anteriormente. Embora não seja complicado, se lhe juntar ingredientes como chocolate, frutos frescos ou especiarias e frutos secos, ficará memorável. Decore-o com açúcar em pó, se gostar.

Bolos Cremosos: Bolo de Libra

Gostou? Participe!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *