Bolo em Camadas

O tipo de bolo em camadas faz-se usando misturas batidas, cremosas ou frutos secos moídos. É essencial obter camadas uniformes e recheá-las para terem apresentação, portanto terá de lhes reservar um certo tempo. Se meter o bolo no frigorífico durante 4 a 5 horas, as camadas assentarão.

Para fazer camadas, faça vários bolos ou corte um horizontalmente em duas, três ou quatro camadas. Natas batidas, creme de manteiga, compota e fruta fresca são os recheios mais usados.

Método de Preparação

Ponha o bolo numa superfície firme. Segure-o com uma mão, levemente, para não se desfazer. Para o cortar ao meio, insira-lhe no centro uma faca de serrilha afiada. Faça camadas uniformes, medindo e marcando o bolo com palitos, em volta, antes de o cortar.

A começar de cima, vá tirando,as camadas, metendo-lhes por baixo o fundo amovível de uma forma de pudim. Quando cada uma estiver equilibrada, ponha-a de lado. Humedeça as camadas salpicando-as ao de leve com calda de açúcar ou licor.

Arranje um recheio suficientemente macio, para que se espalhe e não tire as migalhas. Com uma espátula de metal, espalhe o recheio até 5 mm do rebordo. Cubra com a 2ª camada e carregue um pouco para baixo. Vá repetindo até acabar e depois acerte os lados.

Receita de Bolo em Camadas: Bolo de Café com Cobertura em Grade

Ingredientes

  • 5 ovos separados
  • 165 g de açúcar em pó peneirado para não ter torrões
  • 25 g de cacau em pó peneirado, mais algum para salpicar
  • 150 ml de natas com 45% ou 35% de gordura
  • 250 g de queijo gordo, macio, amolecido
  • 30 g de chocolate, grosseiramente ralado
  • 2 quantidades de creme de manteiga, perfumado com café
  • «feijões» de café cobertos com chocolate ou «feijões» de chocolate para enfeitar

Modo de Preparação

  1. Preaqueça o forno a 250°C. Unte uma forma de torta com 33 x 23 cm e forre-a com papel apropriado para não pegar.
  2. Bata claras numa grande tigela até castelo brando e, gradualmente, adicione 60g de açúcar em pó, batendo até castelo firme.
  3. Bata as gemas até obter um creme espesso e junte, batendo, 60 g de açúcar em pó e o cacau. Envolva as claras, um terço de cada vez, com uma colher de metal.
  4. Deite a mistura na forma e alise-a. Coza durante 15 minutos ou até sentir que o bolo está elástico ao toque. Vire-o sobre um pano de cozinha limpo, salpicado com cacau. Tire o papel do forro e deixe arrefecer.
  5. Bata natas até «castelo firme». Deite o resto do açúcar em pó no queijo amolecido. Mexa com o chocolate ralado, depois envolva nas natas. Gele o recheio.
  6. Corte o bolo em 3 partes iguais. Apare as arestas duras com uma faca afiada.

Bolo em Camadas

Que tal essa receita de bolo em camadas? Se tiver problemas em confeccionar pode pedir ajuda nos comentários.

Gostou? Participe!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *